As viagens pela Amazônia na visão dos gringos
18 de fevereiro de 2016
Como você pode ser influenciado pelas redes sociais na próxima eleição.
18 de fevereiro de 2016
Exibir Tudo

O marketing e o turismo

O turismo é uma atividade que envolve o movimento constante de pessoas que se deslocam de um local de origem a um destino e vice-versa. O deslocamento e a permanência das pessoas longe do seu local de moradia provocam profundas alterações econômicas, políticas, culturais, sociais e ambientais numa proporção que poucos fenômenos sociais conseguiram gerar ao longo da história da humanidade. Essa atividade complexa tornou-se, atualmente, do ponto de vista econômico, a maior do planeta, suplantando setores tradicionais, tais como a indústria automobilística, a eletrônica e a petrolífera. Porém para que essa atividade tenha um retorno esperado ela tem que vim acompanhada de infraestrutura e de um bom marketing.

O Marketing é como se fosse um tabuleiro de xadrez, onde de um lado, você e suas peças se movimentam buscando derrotar seu adversário usando a inteligência, o bom senso e um pouco de esperteza para conquistar seu espaço e deixar o concorrente para trás. Se no xadrez, usando as peças, as quais movimentadas de maneira certa e no momento oportuno, você atinge seus objetivos, conhecendo todas as possibilidades de jogada e função de cada peça, no marketing usa-se o mix como ferramenta, como se fossem peças de um jogo de xadrez. Peças essas que, se utilizadas de maneira certa e no momento oportuno, também ajudam a alcançar os objetivos, conhecendo apenas o mercado e as funções de cada ferramenta de marketing.

Por outro lado, o marketing é muito mais amplo que isso, passando pelo planejamento, execução e controle. Encontramos planos de marketing, tipos de marketing, funções ou maneiras de aplicá-lo tanto em organizações, quanto em nossas próprias vidas. Desde a roupa que vestimos, o site que clicamos, os anúncios que vemos. Ele está presente em tudo que nos rodeia. O no turismo não seria diferente, pelo contrário, é um serviço que está intimamente relacionado ao seu marketing.

Para Peter Drucker (1973), um dos principais teóricos da administração, pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou serviço disponível.

Não basta apenas ter belas praias se não tiver uma infraestrutura mínima para a receptividade, mas tudo isso nós já sabemos. O que nós não sabemos é que não basta somente um bom produto turístico se esse não for bem divulgado. Se ele não tiver um bom planejamento de marketing. Eu estou me referindo a um planejamento completo passando pelo analise, os objetivos, as estratégias, ações, suas implementações e por fim o controle e o uso de suas ferramentas.

Por falar em ferramentas, na era das redes sociais, não basta usar o facebook para engajamento de usuários se o seu objetivo é construir uma marca, ou seja, branding. Pra você atingir o público correto primeiro você tem que definir muito bem qual é a sua primeira meta. Pois cada rede social tem seu objetivo, e cada objetivo tem sua fase. Você não pode querer numero de fãns em uma página, numero de visualizações em um vídeo ou o engajamento de usuários num post se o seu objetivo não é construção da marca e sim métricas de vendas, essas fases não batem.

Em suma, não se pode confiar na falsa idéia de que uma boa propaganda vende qualquer produto. Na realidade, a boa propaganda só é boa mesmo, se for direcionada ao público correto, no tempo correto e se utilizar os meios de comunicação mais adequados para aquele público como fazerm os anúncios Facebook ou no Google, que sabem direciona-los para seu público alvo, pois conhecem a marcas que você anda usando dentro do banheiro com apenas um click.

A imagem é una e é o resultado de diversos atributos de marketing que se somam, às instagram viewer app vezes, com um efeito sinérgico. Esses atributos variam de caso para caso e até mesmo de pessoa para pessoa. O mecanismo que leva à percepção destes atributos é basicamente emocional. As pessoas entram em sintonia com aquilo que tem relevância para elas, desprezando ou simplesmente não notando o restante. Por isso a importância usar as ferramentas certas em cada fase dos seus objetivos, dentro de um Plano de Marketing. Por exemplo o whatsapp não é a melhor ferramenta pra você construir uma imagem de um destino turístico, mesmo se for um bom vídeo, ao contrario de um om anúncio dentro do aeroporto, de um avião ou dentro da revista de uma companhia aérea onde você esta mais receptivo. Mas se for pra você divulgar um promoção relâmpago da passagem aérea de um destino o whatsapp ou o instagram podem suprir essa necessidade.

Desta forma, entender o turismo e compreender o marketing é procurar estabelecer a maneira mais adequada de desenvolver uma região, de maneira harmônica, prazerosa e eficaz para todos os envolvidos. Assim, a atuação de um trabalho profissional é essencial para a atividade e seu acompanhamento evolutivo, devendo considerar criteriosamente sua complexidade na busca pela satisfação dos turistas e de toda a sociedade envolvida. Pois já dizia o marqueteiro turístico Josep Chias: “Uma cidade que não é boa para o morador, não pode ser boa para o turista”.

 

Angelo Percy, turismólogo, empreendedor digital e produtor cultural.

 

Os comentários estão encerrados.