Como as viagens nos ajudam a ter uma visão mais empreendedora?
18 de fevereiro de 2016
A Amazônia a um click
18 de fevereiro de 2016
Exibir Tudo

Os principais erros das empresas nas redes sociais

Se você achava que apenas criar uma página no facebook poderia solucionar os problemas de sua empresa, você se enganou, não é mesmo?

Mesmo que cada empresa possua suas próprias estratégias de comunicação e marketing, faz-se necessário que sejam observados alguns aspectos no que dizem respeito ao seu canal de divulgação, em busca de aprimorar resultados.

Para as empresas que se comunicam via Twitter e Facebook, por exemplo, a possibilidade de erros é muito maior, e muitas vezes é um tiro no pé, pois eles se tornam um canal de propagação do péssimo atendimento que você poderá esta passando pra alguém. Tenha a certeza de que possui uma equipe que responda as dúvidas de seus clientes.

Na maioria das vezes em que um cliente busca por sua empresa via twitter, está em busca de solucionar algum tipo de problema que por ventura não conseguiu via telefone (caso haja). É importante ressaltar que em redes sociais como esta, a velocidade com que uma informação se propaga a respeito de sua empresa/serviço é extremamente rápida. Sem falar aqui das montagens feita nos grupos de WhatsApp, não é mesmo?

Portanto é imprescindível que a empresa possa interagir com o cliente, em busca de soluções, transformando questionamentos em oportunidades de ser reconhecida por seu bom atendimento.

No facebook a dica acima também é valida, e é necessário que os resultados sejam monitorados. Mas não esqueça, o facebook é uma rede de relacionamento. Postar campanhas institucionais sem interação é o principal erro de uma empresa nas redes sociais. Esse canal é um dos maiores meios de entretenimento social da internet, é extremamente chato lê posts de preços de um produto sem um valor agregado ou uma informação mais valiosa, que acrescente um valor humano. Até mesmo porque ninguém acorda acessando o facebook para procurar o valor da TV de Plasma de 15’. Diferente da rede social Pinterest, que as pessoas já estão mais receptivas a compra, por exemplo.

Saber o que os seus clientes pensam a respeito de seu produto/serviço é importante na hora de diagnosticar os problemas que afetam sua empresa. Através destes resultados poderão ser evitadas maiores crises, além de se aproximar e criar uma relação de confiança com o cliente.

Em redes sociais como o Instagram, por exemplo, o monitoramento e participação fazem toda a diferença. Hoje, existem ferramentas de monitoramento de palavras através de hastags que se usada de forma inteligente, é o melhor meio de prevenir e gerir uma crise de comunicação em sua marca. É a chamada gestão de crise por monitoramento de palavras chaves.

De modo geral a internet veio para ser grande aliada para qualquer empresa que deseja anunciar. A grande sacada é saber de que forma e em que canal é melhor para anunciar, para se comunicar com seu público alvo. Nem sempre uma Fanpage no Facebook é a solução para os problemas de comunicação de uma empresa. Até mesmo porque, atualmente, o facebook já não está mais entregando 100% de seus anúncios ao seu publico, forçando você promover uma campanha para atingir a maioria que não estão cadastrados nos feeds. Diferente do Instagram, que deixa todos os seus posts serem visualizados pelos seguidores.

Saiba anunciar nos melhores canais, onde haja garantia de visualização e retorno a curto e longo prazo para o sua marca. Tenha sempre um plano de como gostaria que as pessoas vissem sua empresa, aonde você quer chegar. Analise a concorrência, esteja sempre um passo a frente. Não seja precipitado ao analisar os dados, caso sejam negativos para você. Aprenda a criar oportunidades, fazendo do limão uma limonada. E faça um bom planejamento estratégico de comunicação para evitar prejuízos financeiros e de imagens.

O processo de criação, divulgação e monitoramento nas redes sociais é parte fundamental para o seu sucesso. Por isso devemos conhecer bem esses caminhos, com o objetivo de conquistar mais clientes e parceiros. A internet pode ser um caminho tortuoso, mas se bem trabalhado é certeza de bons resultados.

 

Angelo Percy, Revista VOX SA – 9ª Edição, 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *